Olá Pessoal!!
Hoje vamos falar sobre CUTTING ou definição. Este assunto será visto em dois níveis. O primeiro (neste artigo)será focado em definição de “praia” ,e o segundo ( no próximo artigo) será focado em definição para competição.
Ao contrário do que muitos pensam (que a definição é alcançada através de uma série de musculação especifica com o aeróbio) a combinação de musculação com aeróbicos faz você perder peso o que não significa que está perdendo gorduras, pois há muita perda de massa muscular junto, gerando flacidez e aquela sensação de “eu estava melhor antes”. Como o corpo utiliza os músculos como fonte de energia em caso de necessidade, evitar a catabolização muscular se torna muito difícil, havendo necessidade de um trabalho minucioso para “segurar“ a massa muscular. Mas como conseguir isto? Perder peso é relativamente fácil, o difícil é perder gorduras, pois como já sabemos o corpo utiliza o músculo como fonte de energia, e para que o corpo não perceba que há um déficit e continue exercendo a função catabolizadora devemos driblar o corpo.
O nosso corpo tem como programação principal nos manter vivos, então quando ele percebe que há menos ingestão de alimentos para sua combustão, automaticamente ele reduz o metabolismo ,para poupar energia. Todo este mecanismo vem de uma época em que o homem primata vivia do alimento que caçava; por esta razão o corpo reduzia o metabolismo em época de escassez de alimentos e armazenava energia em forma de gordura em época de fartura para que a pudesse utilizar na carência desses alimentos. Hoje, como não há escassez de alimentos, o corpo armazena a gordura e não a utiliza, causando o processo que conhecemos como obesidade.
Outro fator que nos leva a acumular gordura corporal é a ingestão excessiva de carboidratos (encontrados em batata,inhame,aipim etc).
Voltando ao nosso ancestral primata, quando ele deixou de ser nômade e viver exclusivamente da caça (ou seja alimentos com proteínas e gorduras) e passou ao sedentarismo, plantando e se alimentando de uma quantidade maior destes alimentos plantados, o seu metabolismo se alterou pois houve aumento de ingestão de carboidratos e diminuição de proteínas, o que acarretou um acumulo de gorduras e consequentemente um aumento de peso (o homem passou a engordar sem causa genética e sim metabólica).
Isto comprova o que já falamos em outros papos sobre a obesidade não ser fator genética e sim um caso de hábitos (reeducação) alimentares. Mas voltando ao nosso assunto, como então atingir aquele corpo denso e definido? A resposta é simples: tratando nosso corpo do jeito que ele foi projetado fisiologicamente para funcionar.
Devemos comer, a cada 2 ou 3 horas, pequenas quantidades de alimentos com baixa caloria, pois desta forma o corpo interpreta como fartura e mantém o metabolismo acelerado; o aporte calórico baixo leva a queima de gordura suprindo as necessidades do corpo.
Devemos voltar às nossas origens, quando nosso alimento era predominantemente de proteínas e gordura e com baixo carboidrato , reduzindo assim a retenção hídrica. Por falar em retenção hídrica, vamos falar do SÓDIO (sal) que foi introduzido na alimentação deforma exagerada, visto que a maioria dos alimentos contém a quantidade de sódio necessário para o perfeito funcionamento do organismo. O sal hoje em dia e utilizado como tempero, gerando vários problemas ( retenção hídrica, hipertensão e outros). Outro alimento que compromete nosso acumulo de gorduras é o leite, não por sua fonte de proteínas, mas porque dificulta a digestão e causa retenção subcutânea (pele grossa) já que a maioria dos homens e mulheres não produzem a enzima lactasse para digerir a lactose. Se pararmos para pensar o homem e o único animal que mama (mesmo depois de adulto ).
Bom, chega de conversa e vamos à resposta que todos estão esperando: O que fazer para conseguirmos aquele corpo denso e definido ?
1- Nos alimentarmos , a cada duas ou três horas, de alimentos de baixa caloria;
2- retirar leite e derivados(que apresentem lactose);
3- evitar frutas em excesso ,pois as mesmas são convertidas em glicose rapidamente.(consultar tabela de glicemia para saber as recomendadas);
4- reduzir drasticamente a ingestão de sódio;
5- usar gordura boa: nozes, castanhas, abacate, azeite, etc;
6- usar proteínas de alto valor biológico: ovos, carnes, frango, peixes;
7- não ingerir embutidos (blanquet, salsicha,)e enlatados. devido a quantidade de sódio e conservantes químicos nos mesmos;
8- não beber sucos de frutas, pois apesar de terem o mesmo problemas das frutas, tem como agravante a retirada das fibras das mesmas, com isto tornando a absorção mais rápida ainda;
9- Restringir a ingestão de carboidratos a três ou quatro pequenas porções diárias e nunca à noite. Recomendo utilizar carboidratos de manhã ao acordar, pré e pós treino;
10- procurar preparar os alimentos grelhados ou cozidos, não consumir sopas ou qualquer tipo de caldo visto que a gordura desprendida dos alimentos se misturam na água e você ingerirá ,além da quantidade de sódio para tornar estes alimentos saborosos são altíssimos;
11- para diminuir a retenção hídrica o melhor diurético e a água, pois quanto mais água você ingerir, mais água seu corpo irá eliminar, chás diuréticos são uma forma natural e saudável;
12- não fazer ou fazer moderadamente exercícios aeróbios. Perca na dieta .Muitas pessoas querem se matar no aeróbio para poderem relaxar na dieta ou compensar os deslizes que fizeram ou vão fazer na alimentação;
13- Dia do lixo. Muitas pessoas mal começam a dieta e já pensam no dia do lixo, o corpo nem está depletado e já enchem de calorias. O dia do lixo foi desenvolvido para driblar o metabolismo de uma pessoa que está muito tempo em dieta rígida ,para o metabolismo não baixar(como defesa),então aumenta –se a caloria para “enganar’’ o corpo, e logo em seguida volta-se à dieta.
Outro erro é que o dia do lixo foi feito para bodybuilders com grande volume muscular. Para a maioria das pessoas seria necessário apenas a refeição do lixo,mas o que vejo são pessoas que mal fazem uma dieta se valendo do dia do lixo ,para comerem como se fossem refugiados de campos de concentração nazista.
Espero que estas treze dicas ajudem a caminhar e orientar seus treinos e que assim vocês possam transformar seus corpos. Lembro, novamente que qualquer dieta ou exercício físico deve ser orientado por um médico ou profissional habilitado, cada um de nós é único ,e o que é bom e rápido para um pode não ser para outro. Neste nosso espaço estamos dividindo conhecimentos adquiridos por minhas experiências de atleta e professor.
Um grande abraço e bons treinos!
Marcos Jordão