Compartilhar este post

A longa caminhada em busca do Corpo ideal

Muitas vezes atletas e alunos vêm me procurar alegando que “fazem tudo certo, mas não conseguem resultados satisfatórios”. O que ocorre é que resultados satisfatórios implicam em um conjunto de etapas que não são imediatas. A construção de um corpo bodybuilding (como o próprio nome diz), requer além da disciplina, quatro pilares: alimentação, suplementação, descanso e treino; se faltar um destes pilares o objetivo desejado não será alcançado.

Visando ajudar estes alunos e atletas que me procuraram, apresentarei aqui, estas etapas (ou pilares) que vão construir este corpo definido e sadio.

TREINO E DESCANSO– observando o treino dos atletas e alunos, percebi que na maioria das vezes há um excesso de treino, mas baixa intensidade nesses treinos. Há uma preocupação por parte do atleta em cumprir todas as etapas do extenso treino proposto e para executá-las, ele se poupa entre uma etapa e outra descansando os músculos inadequadamente. Vejamos por exemplo um atleta que recebe uma série semanal onde em um dia treina peito e bícepse no dia seguinte costas e tríceps , na realidade trabalhou o bíceps e o tríceps todos os dias não havendo descanso muscular. Um outro problema comum é o excesso de peso. As pessoas utilizam pesos tão exagerados que às vezes não conseguem fazer uma repetição corretamente com aquela carga, então encurtam o movimento, aumentam o peso e diminuem a amplitude. NA REALIDADE NÃO TREINAM OS MÚSCULOS E SIM O EGO.

O treino deve ser ”ridicularmente curto e estupidamente intenso”, mas o que muitas vezes vemos nas academias são treinos em submáxima e muita conversa, tornando os intervalos entre as séries um momento de confraternização. Há várias séries de treino, por isso há necessidade de uma avaliação de um profissional para que se indique qual a melhor série para cada pessoa.

Particularmente gosto muito do HIT ou heavy duty, acho-o rápido e eficaz. Por que? ”Imagine uma tábua que você quer fixar um prego; você pode dar várias marteladas leves ou uma só, bem forte, para fixar esse prego”; é mais ou menos isto que ocorre no heavy duty, dou grande estímulo gastando pouca energia.

O peso correto é muito importante, pois possibilitará que se faça o movimento de forma controlada e em toda sua amplitude, caso você treine com um parceiro, se houver a falha pela fadiga na série do peso, ele poderá ajudá-lo a completá-la em duas ou três repetições. Caso você treine sozinho, aí sim, após a falha, você poderá “roubar” mais duas ou três repetições a fim de substituir a ajuda do parceiro. Nesta questão do peso você pode utilizar a pré-exaustão como meio de se enfatizar o trabalho no músculo alvo e não chegar a falha pela fadiga dos músculos secundários, sempre menores que os primários.

Um grande abraço e bons treinos!

Marcos Jordão

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar publicidade. Ao navegar por nosso site, você concorda com nossa política de privacidade

× Envie-nos uma mensagem