Compartilhar este post

Obesidade x Genética

Hoje nosso tema é obesidade, assunto que observo muito dentro das academias e fora delas.

No nosso mundo conturbado pela busca do corpo perfeito a obesidade virou um monstro discriminador. Vemos várias famílias cuja maioria dos membros são obesos ou estão acima do peso. Será que isto se dá por um fator genético familiar?

Acredito que na grande maioria dos casos ocorre o que eu chamo de MALDIÇÃO HEREDITÁRIA.

E o que seria isto? Vamos ver. Para compreendermos melhor, teremos que voltar muito tempo no passado, numa época em que a prosperidade das famílias era medida pela FARTURA na mesa. Essas mesas fartas e saborosas incentivaram a gula e levaram as pessoas a comerem acima do necessário e, consequentemente, engordarem.
Esta tradição familiar veio se estendendo até os dias de hoje ,fazendo com que a maioria dos membros destas famílias sejam obesos. Pelo fato da maioria ter sobrepeso, come-se sem culpa pois não há constrangimento por se comer em excesso neste ambiente , já que a maioria come assim.
É como se viver eternamente em uma festa ou cruzeiro de um navio. Pensou? Difícil de resistir, não é?

Acredito que o fenótipo tenha mais importância que o genótipo.

Digo isto porque tenho como exemplo dois irmãos univitelinos (mesma carga genética) que por algum motivo foram separados na infância, um foi morar na cidade com um tio, e cresceu comendo biscoito, junk food , andando de carro e jogando vídeo game, já o outro foi morar com outro tio na roça, cresceu comendo frutas, carnes,verduras, nadando, andando de bicicleta, subindo em árvores etc. Quando eles completaram 25 anos se reencontraram e obviamente, eram fisicamente diferentes apesar da mesma genética. Com isto quero afirmar que a maioria dos casos de obesidade são de fatores alimentares e não genéticos.

Sei que para muitas pessoas obesas é realmente difícil mudar seus hábitos alimentares, principalmente porque a maioria das pessoas acham que a dieta é como um medicamento, que após atingir “a cura“ deve- se parar. O correto é ver a dieta como um novo estilo de vida. Se a causa da obesidade não for uma doença específica(como tireoide ou diabete, por exemplo), afirmo que a principal maneira de atingir seus objetivos é foco e perseverança, pois a diferença de quem consegue seus objetivos é a perseverança, pois é muito mais fácil desistir de seus objetivos e culpar terceiros, neste caso a GENÉTICA.

Um grande abraço e bons treinos!

Marcos Jordão

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar publicidade. Ao navegar por nosso site, você concorda com nossa política de privacidade

× Envie-nos uma mensagem