Compartilhar este post

Os efeitos do álcool no treinamento

Olá,pessoal!!

Hoje vamos tratar de um assunto muito importante: álcool e treinamento.

Um grande problema que tenho observado na dieta dos meus alunos [e que não é problema para os atletas] é retirar o consumo de bebidas alcoólicas dos hábitos deles.

Muitos alunos têm por hábito querer consumir álcool no dia do lixo, como se neste dia se pudesse consumir tudo o que foi restringido durante a dieta treino.
Quando você sai da dieta , o máximo que ocorrerá será você reter líquido e/ou engordar ,mas ao consumir bebidas alcoólicas você além de reter e engordar , ainda estará andando para trás pois perderá massa muscular de aproximadamente 10 dias de treino.
O uso de álcool desregula seu sistema endócrino, acaba com o seu metabolismo de GH, além de intoxicar o sistema nervoso central, elevando a sua insulina e fazendo com que o excesso ocupe os receptores de somatomedina C (o que interrompe o seu metabolismo de GH) e a partir daí nada mais “responde” direito em você.

O Álcool ainda tem um agravante: funciona como tóxico do sistema nervoso central (através do aldeído produzido no processo de metabolização, que é responsável pela dor de cabeça, irritação e o gosto de guarda chuva na boca, que ocorrem no dia seguinte )
Se 20min de treino de musculação estimula seus músculos para que seu corpo tenha estimulo para modificar determinado segmento por 10 dias, quando você se embriaga significa que você está jogando fora o treino de pelo menos 10 dias antes de se embriagar.

Outro ponto ruim do álcool é que cada organismo tem o seu tempo para retornar aos padrões iniciais insulinêmicos,e este retorno nem sempre é rápido. Durante este tempo não há ganho muscular, não há melhora.

Vou listar alguns dos malefícios para o organismo ao se ingerir o álcool:
– Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;
– Causa desidratação do organismo;
– Diminui a taxa de açúcar no sangue;
– Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);
– Diminui os níveis de testosterona;
– Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.Vitaminas de suma importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.

Cito ainda os estudos realizados pelo Dr. João Pinheiro (CRMSP 74184 – Fisiologia Hormonal e Esportiva /Nutrição Esportiva): sobre o efeito do álcool no organismo:
“Teses e estudos recentes comprovam que o álcool é hiper-estrogênico, ou seja, nas mulheres, faz seu fígado produzir muito hormônio feminino (estradiol/estrona), e nos homens, esse efeito silencioso é refletido na inibição dos receptores da testosterona no tecido muscular e hipotálamo.

Neste último, os danos são ainda mais graves. Eles malham e a fibra somente fica “inchada”, a força não vem, a fadiga e a agressividade aumentam, libido e ereção diminuem cada vez mais.”

Outra particularidade maléfica do álcool, é que ele é uma substância diurética mas que o faz ficar retido no dia seguinte Como isto é possível? Vejamos: O álcool realmente é diurético, mas é poupador de sódio e eliminador de potássio.

Ao beber você elimina água ,mas seu balanço sódio /potássio fica desregulado e se retêm no corpo, consequentemente, o corpo cheio de sódio ,no dia seguinte, precisa beber tanta água (é a nossa famosa ressaca).

Você precisará de tempo para eliminar toda esta retenção.

Além disto o álcool é uma droga socialmente liberada tornando-se tão comum nos meios sociais,e seu consumo cada vez mais comum entre adolescentes.
Quem deseja uma vida saudável e realmente quer levar seu treino a sério, deve abster-se da ingestão de bebidas alcoólicas.

Um grande abraço e bons treinos!

Marcos Jordão

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar publicidade. Ao navegar por nosso site, você concorda com nossa política de privacidade

× Envie-nos uma mensagem