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Acessórios

Olá queridos leitores!

Hoje vamos falar de equipamentos para treino. Atualmente, graças aos estudos e tecnologia aplicados aos esportes , temos uma infinidade de equipamentos para todas as práticas desportivas , tanto para aumentar a performance ,como para aumentar o conforto e segurança do praticante.
vamos nos focar nos acessórios para a prática da musculação. A escolha do acessório correto ,além de aumentar a performance e conforto , pode prevenir lesões, e a escolha errada ou o uso errado ao invés de benéfico pode ser muito perigoso em longo ou curto prazo, além de trazer sérios prejuízos musculares.Strap: utilizado para o treino de dorsal ,trapézio ,terra etc ,é muito útil para ajudar a segurar a barra em qualquer exercício que se puxa a barra (quando a mão tende a abrir e soltar o peso) ,existe certa controvérsia sobre sua utilização ,uma corrente não aconselha seu uso ,pois justifica que o seu uso não trabalha o ante braço durante o treino de dorsais , a outra corrente (que eu utilizo) prega que seu uso é benéfico pois, por ser os músculos do antebraço mais fracos que os dorsais, a mão abre antes de você conseguir trabalhar, até o limite, os dorsais. O seu uso permitirá se treinar os dorsais até o máximo e com respeito aos antebraços. Treina – se nas séries para antebraço.

Calçado : o que eu vejo nas salas de musculação são as pessoas utilizando tênis de corrida com molas ou amortecedores de impacto na prática da musculação; devemos lembrar que o treino de musculação não apresenta impacto para o atleta , pois é estático, não necessitando de um calçado com absorção de impacto. Isto se torna até prejudicial pois o amortecimento torna a base instável, prejudicando o usuário , o ideal é utilizar calçado de cano médio ou alto para maior estabilidade do tornozelo; sola com bom grip (antiderrapante) , o que torna as botas, especialmente as de trekking, uma excelente opção.

Faixa para joelho : é muito útil ,quando usada corretamente para proteger as articulações do joelho, o erro mais comum que vejo na sua utilização é o uso da faixa “frouxa”. Sem a devida pressão e o fato de não desenrolá-la após executar o exercício, e com isto não permitindo` que o sangue circule normalmente.

Cinto: muito útil pois protege a região lombar , deve ser utilizado na maioria dos treinos de costas, trapézio, ombro, coxas , bíceps. Sua utilização se torna desnecessária e às vezes prejudicial por atrapalhar a respiração, como por exemplo no leg press e desnecessário nos supinos e tríceps em geral.

Luvas: utilizada por gosto pessoal, para proteger as mãos e evitar calosidades.

Garrafa para água: muito útil, pois evita que durante os treinos se perca tempo se deslocando a toda hora para o bebedouro e com isto aumentando desnecessariamente o intervalo ente as séries.A utilização do acessório de forma correta, garantirá uma maior performance e maior conforto para o praticante.
Um grande abraço e bons treinos!

Marcos Jordão

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