Compartilhar este post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Descanso entre séries e treinos

Olá, Pessoal!

Hoje vamos falar de um importante assunto, descanso.
Durante os treinamentos temos dois tipos de descansos básicos: os descansos entre as séries e os descansos entre os treinos.

Para um treinamento de alta intensidade devemos ter pouco descanso entre as séries e bom descanso entre os treinos, mas o que vemos nas salas de musculação é justamente o contrário.

O descanso entre as séries deve ser curto, em torno de 30 a 45 segundos nas séries metabólicas e de 1 minuto nas tensionais. Entretanto os que treinam em academia (é o que constatei por observação) fazem vários minutos de descanso, pois se preocupam mais em descansar a musculatura ,para que possam aumentar a carga de peso. Isto é um grande erro pois o frequentador de academia não é um halterofilista ou basista cujo objetivo é executar o exercício com o maior peso possível e, para isto, dão intervalos de ate 10 min.

Quando o objetivo é de hipertrofia utiliza-se intervalos curtos para dar maior estimulo a musculatura e intensidade em busca de um maior desenvolvimento.

Outro erro muito comum que observo é a contagem do tempo.

Vamos supor que o indivíduo queira dar 1 min de intervalo; ele olha o cronômetro e após 1 min se prepara para executar o exercício. Ao cronometrar, ele se esqueceu que para se preparar e executar o exercício demandou um tempo que o levou a uma perda de 20 a 30 segundos na preparação. Então para se calcular o tempo de descanso deve-se descontar o tempo que se demora para se ajeitar e iniciar o exercício. Durante o treino porte sua garrafa de água para que se evite as idas e vindas ao bebedouro.

Uma dica que eu dou e faço uso é durante os treinos estar com um fone de ouvido (mesmo que esteja desligado por falta de bateria) pois inibe as pessoas que querem puxar “papo” e você pode ignorá-las sem nenhum constrangimento.

Lembre-se que sala de musculação é para treino, não para confraternização.
Lembro ainda a você que intervalo entre os treinos devem ser diferentes dos das séries.

As pessoas acham que quanto mais treinam melhor os músculos por isso tornam os intervalos entre as séries normalmente muito longos e os entre as séries muito curtos.

Como já disse isto é um erro pois “crescem em casa”, o treino serve apenas para estimular o crescimento; é durante o descanso que a musculatura se desenvolve.

Um descanso muito importante, mas que muitas vezes é negligenciado é a divisão muscular nos dias de treino.

Não se pode esquecer que a musculatura segundaria tem importante função na execução do movimento e consequentemente não deve ser sobrecarregada seguidamente, como por exemplo treinar peito com bíceps um dia e costas com tríceps no outro.

Na realidade no treino de peito o secundário é o tríceps e no de costas o secundário é o bíceps, como podemos ver não haverá descanso para os bíceps e tríceps.

Outro ponto do descanso que se deve estar atento é o intervalo entre as sessões de treino. Existem várias divisões de grupos musculares e dias de treino. Normalmente se dá maior intervalo entre os treinos na fase “off season” e diminui-se este intervalo na fase “pré contest”.

Para ficar claro, volto a mencionar o treino dos basistas : alguns treinam apenas uma ou duas vezes por semana para maior recuperação.

Sobre o descanso do treino no bodybuinding , gosto muito de treinar 4 por 1 ou 5 por 2 ou dividir o treino em quatro (a b c d ) e treinar 2 por 1 (a b descanso; b c descanso; e assim sucessivamente.

Como podem ver o descanso é tão importante que antes das competições de bodybuinding a maioria dos atletas param de treinar alguns dias antes da competição para “encher“ a musculatura.

Espero ter contribuído, com esta noção de quão importante é o descanso nos treinos, para que alcance o seu corpo desejado.

Um grande abraço e bons treinos!

Marcos Jordão

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar publicidade. Ao navegar por nosso site, você concorda com nossa política de privacidade

× Envie-nos uma mensagem