Olá pessoal, hoje vamos analisar as diferenças, os prós e contras de se utilizar suplementação hormonal e treinar natural.
Quando falo em treinar natural, é natural mesmo, ou seja, sem nenhum pré- hormonal, sem nada que seja químico para alterar sua performance. Mas o que mais vejo são pessoas que dizem treinar natural, por acharem que não utilizar anabolizantes é o bastante para garantir um vida saudável. ERRADO! Muitas vezes estas pessoas se entopem de pré- treinos estimulantes…pré e pró- hormonais, no meu entender estão estragando a saúde igual ou pior.
Quando eu digo naturais, digo usar apenas alimentação e suplementos ALIMENTARES, como blends , proteicos, vitaminas etc.
Agora que já defini “naturais“ vamos começar:
O TREINO:: quando você está utilizando anabolizante, como o próprio nome diz, você anaboliza mais, isto quer dizer que seu corpo terá uma recuperação melhor e mais rápida, com isto você poderá ter um volume de treino maior e com mais intensidade, com menor risco de ter overtraining.; quando se treina natural, deve-se tomar muito cuidado com o volume do treino e intensidade, pois sua recuperação será mais lenta e seu anabolismo estará mais lento do que o de quem usa anabolizantes, e com isto você estará mais suscetível ao overtraining. Isto significa que quem treina natural devera ter series mais curtas e uma divisão muscular mais espaçada para maior descanso e recuperação da musculatura. Exemplificando: quem esta anabolizado treina 3×1,você puro treinaria 3×2 ou 2×1, isto a titulo de exemplo.
ALIMENTAÇÃO: Esta deve ser a maior diferença do treino de quem usa anabolizantes e que treina puro, pois a alimentação de quem treina puro não admite erros ,vamos dividir em duas fazes: off-season e pré-contest.
Off-season: o anabolizante tem a capacidade de lhe aumentar a musculatura e com isto seu basal aumenta cada vez mais como uma bola de neve descendo uma montanha gelada, que aumenta cada vez mais, isto ocorre com seus músculos…mais músculos.. mais basal.. mais músculos…mais basal e com isto a necessidade de ingestão se torna sempre maior e com isto a chance de engordar fica menor. Já nos naturais esta “bola de neve“ rola mais devagar pois o ganho muscular é mais lento e com isto o excesso calórico tende a se transformar em gordura mais facilmente, devido a isto o controle calórico de quem é natural deve ser perfeito e a observação do percentual de gordura deverá ser constante.
Pré -contest: esta fase para quem é natural é mais delicada que a anterior, pois como a primeira fonte de energia reserva que nosso corpo recruta são os músculos (cetose), qualquer deslize se perde massa magra, com o anabolizante fica mais fácil pois ele retém mais a musculatura. Mas como devemos fazer?
Primeiro: a dieta de quem usa anabolizantes é entre 7 e 12 semanas, os naturais devem fazer entre 16 e 24 semanas para fazerem de forma menos agressiva e com isto diminuir a perda de massa magra. Além disto como citei anteriormente o volume de treino e o descanso muscular deverá ser extremamente controlado para se evitar a perda de massa magra.
Realmente o treino natural é mais trabalhoso que o de quem suplementa com anabólicos, mas é possível ter um bom shape sem utilizar farmacológicos para isto.